top of page
Buscar
  • Foto do escritorInfo Touch

Dia Mundial da Internet

Nesse momento de pandemia da Covid-19, a internet assumiu um papel ainda mais importante no dia a dia da população, permeando trabalho, estudo, contato com amigos e familiares e lazer. Essa pandemia nos fez repensar muita coisa, inclusive a utilização do meio digital. A internet foi muito importante para manter o ritmo das coisas funcionando, pagamentos, reuniões, aulas, vendas, trabalhos e muito mais puderam continuar e ficaram ainda mais evidentes com a utilização da internet.


A data (17/05) foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.


Antes de 2005, o dia 17 de maio era conhecido como o Dia Mundial das Telecomunicações, em comemoração à fundação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), ocorrida em 1865. Portanto, o Dia Mundial da Internet mostra a evolução das mídias expostas na mesma data, incluindo a internet como uma ferramenta importante de comunicação.


A UIT comemora a data com uma premiação anual aos que mais colaboraram com o desenvolvimento tecnológico no mundo. E esse ano o tema abordado foi “Acelerando a Transformação Digital em tempos de desafios”.


E setembro de 2020 a ONU anunciou que o mundo precisará fazer um investimento de pelo menos US$ 428 bilhões até 2030 se quiser levar a internet a 3 bilhões de pessoas, ainda sem acesso à rede mundial. O investimento caberá aos setores público e privado, segundo o secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações, UIT.


A UIT afirma que, nos últimos meses, a pandemia mostrou vários tipos de desigualdade dentro e fora de países e regiões incluindo a qualidade de acesso e uso da internet.


A crise global do novo corona vírus também forçou vários serviços a passarem para a plataforma digital, e sem o acesso à internet, existe um risco real que as pessoas fiquem ainda mais abandonadas e esquecidas.


Esta segunda-feira, a UIT começa um encontro de alto nível, na internet, que se prolonga até dia 21 de maio, reunindo líderes políticos, empresariais e representantes da sociedade civil.


O Fórum 2021 destaca a necessidade de uma cooperação reforçada em tecnologias de informação e comunicação, tanto entre países como em diferentes setores.


A mais veloz das revoluções tecnológicas

Nos últimos séculos testemunhamos diversos incrementos tecnológicos que mudaram o mundo. Houve a revolução industrial, e aspectos como o carro automotivo e a eletricidade para todos, só para citar dois exemplos. E comparada com esses dois avanços tecnológicos, a Internet atual teve um gigantesco acréscimo de velocidade desenvolvimento, em relação com o pouco tempo que ela existe.


Mas a Internet, em duas décadas de vida, já é uma realidade para bilhões e está cada vez mais onipresente: se antes era apenas a conexão de um computador, hoje estamos online por bandas largas, no wifi, via microfibra e, mais impressionante, na quantidade de smartphones individuais que a humanidade porta.


Diminuição das Distâncias

Você pode falar por vídeo conferência com seu filho que estuda no exterior, conversas de longa distância em que você não gasta mais nenhum centavo.


Os sistemas de GPS ajudam você a se encontrar mais rapidamente e as noções geográficas estão muito mais intuitivas, menos dependente de guias e papéis impressos. E com a digitalização de documentos, conteúdos, materiais informativos e tudo mais, relações e comunicações passaram dos transportes físicos de longas rotas para o flash instantâneo da web.


O melhor de tudo é que o trabalho remoto, mais do que uma tendência, é uma realidade, e chegou para ficar.


A cada dia que passa mais empresas precisam terceirizar os seus serviços e buscam profissionais para isso. E a cada dia há mais profissionais preparados que desejam exportar o seu talento para diferentes lugares e empresas.


E você, por que agradeceria a Rede? Feliz Dia Mundial da Internet!





96 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page