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Como evitar a indisponibilidade de infraestrutura de TI

Cada dia mais o mundo corporativo está cada vez mais dependente da tecnologia. Com a abrangência do digital em todos os setores da economia e a indisponibilidade de TI prejudica desde uma empresa pequena de varejo até mesmo grandes corporações multinacionais.


As empresas sabem que é importante manter a disponibilidade de serviço de tecnologia para manter o funcionamento de suas atividades. Afinal, um sistema que fica fora do ar pode paralisar uma produção e até mesmo causar a perda de vendas.


Por isso, é necessário entender que causa a paralisação de sistema de TI e quais são as boas práticas para evita-la.


O que é o downtime?


É o tempo de indisponibilidade de parte ou toda a infraestrutura de TI. Podendo ser um sistema, um processo, uma rede ou qualquer outro serviço entregue pela tecnologia. Com essa paralisação de sistema de TI pode ser planejada ou não planejada.


No entanto, as interrupções planejadas não trazem prejuízo para a empresa, pois estão agendadas para o período de inativo da empresa ou período de baixa atividade.


Nosso alerta é na ocorrência das paralisações não planejadas. Isso porque o custo de inatividade, como também é conhecido o Downtime, é uma das principais causas para perdas de faturamento em vendas, sobrecarga no setor de atendimento e reclamações de usuários.


Ou seja, é uma preocupação não apenas para a gestão da TI. Afinal, suas consequências podem afetar todos os departamentos da empresa e seu relacionamento com clientes e fornecedores.


Quais são as principais causas para as paralisações na TI?


O Downtime é causando por uma combinação desses fatores:


  • Falta de monitoramento adequado de TI

  • Falta de redundância na infraestrutura

  • Falta de planejamento

  • Queda de energia


Falta de monitoramento adequado de TI


O monitoramento de TI permite a identificação de pontos críticos e gargalos, solucionando os pontos críticos antes que gere indisponibilidade. Assim sabemos que é possível agir proativamente, assegurando a manutenção e a atualização de prevenção ao invés de soluções emergenciais.


O monitoramento de TI também acompanha a capacidade e a operação da infraestrutura, detectando sobrecargas e uso pouco eficiente dos recursos. Essa analise permite o planejamento mais eficiente do recurso tecnológico, reduzindo o Downtime e melhorando a produtividade da equipe.


Falta de redundância na Infraestrutura


Mais conhecido como SPOFs (Single Point of Failures), os Pontos Únicos de Falha são partes do sistema que, se falham, podendo causar queda de todo o sistema. Levando em conta, uma infraestrutura de TI deve evitar esse SPOFs para manter sua disponibilidade e confiabilidade.


Essa redução de SPOFs gera um sistema mais redundante, que garante a continuidade de seu funcionamento mesmo em casos de falhas pontuais.


Falta de Planejamento


Qualquer mudança ou alteração no sistema da empresa deve ser planejada e agendada. Com o planejamento, pretende-se evitar horários de maior atividade para realizar tais manutenções, dando prioridade para períodos inativos.


Além de evitar o downtime em horários de pico, o planejamento de manutenções preventivas também visa a preservar a infraestrutura em boas condições, evitando as falhas inesperadas.


Queda de energia


A queda inesperada do fornecimento de energia, além de causar a indisponibilidade de TI, aumentando o risco de perda de dados devido ao desligamento repentino dos equipamentos. Apesar de estar fora do controle aparentemente para a empresa, o prejuízo causado pela queda no fornecimento de energia pode ser mitigado tomando medidas com a instalação de Nobreaks.


No caso de uso de geradores, os sistemas de nobreak evitam o desligamento dos equipamentos até o seu acionamento. Mesmo sem geradores, Ele garante tempo hábil para possibilitar a transição para um data center Backup ou desligamento adequado dos sistemas.


Quais são os impactos provocados por um downtime?


Haja vista que hoje as atividades corporativas são permeadas pela tecnologia, de forma geral, o downtime é uma paralisação inesperada. Você pode imaginar que de nenhuma forma isso significa benefícios para o negócio.


Assim, a indisponibilidade de TI pode causar:


  • Perda de faturamento, seja com o e-commerce fora do ar ou com lojas físicas sem acesso ao sistema de venda;

  • Perda da produtividade das equipes e desmotivação dos profissionais;

  • Perturbações na imagem da empresa;

  • Aumento nas reclamações dos usuários;

  • Perda de dados;

  • Comprometimento da segurança da informação.


O downtime recorrente ainda pode acarretar a quebra de contratos, o comprometimento da compliance com SLA e danos à reputação e ao valor da marca.


O que pode ser feito para evitar paralisações de sistemas e perda de dados?


A ideia de mitigar o downtime é evitar as principais causas que já mencionamos. Assim, algumas das ações para garantir uma infraestrutura de TI confiável, veloz e disponível são:


  • Planejamento e gestão de TI

  • Backup em nuvem

  • Monitoramento de rede e de serviços

  • Manutenção preventiva e suporte reativo


Planejamento e Gestão de TI


Sendo o primeiro passo para implantar sistemas mais eficientes e bem estruturados. Da mesma forma o monitoramento frequente de uma gestão atenta e proativa evitam a indisponibilidade de TI não planejada.


Backup em nuvem


Hoje um dos sistemas de armazenamento de dados mais confiáveis, usando por todos os portes. O salvamento na nuvem protege os dados contra falhas dos equipamentos e facilita sua recuperação caso sejam corrompidos.


Monitoramento de rede e de serviços


Nessa categoria, podemos incluir várias soluções de monitoramento, como NOC, SOC e práticas de ITIL (Information Technology Management). Essas soluções geram dados e relatórios de acompanhamento, permitindo uma melhor análise da eficiência de TI da empresa.


Manutenção preventiva e suporte reativo


As equipes de manutenção e suporte de TI devem ser especializadas e competentes para reconhecer, analisar e solucionar as questões sem gerar prejuízos para o funcionamento da empresa.


Para garantir a disponibilidade da TI e reduzir o dowtime, pode ser interessante contar com um serviço terceirizando que entregue a infraestrutura necessária para o bom funcionamento do seu negócio e ainda disponibilize uma equipe especializada para suporte e manutenção.


O PC as a Service tem se mostrado uma solução de ótimo custo-benefício, reduzindo os períodos de indisponibilidade e permitindo à equipe de TI da empresa manter o foco no core business, enquanto a empresa parceira garante disponibilidade, velocidade e segurança aos usuários.


Se você acredita que a sua empresa está pronta para ter uma infraestrutura de TI, conheça a Info Touch e saiba como podemos ajudar na sua empresa com as melhores soluções de tecnologia.



 


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